Gerando Jar no Eclipse

Caros, esses dias me deparei com uma dúvida: "existe uma forma de gerar um JAR único da aplicação, tanto na forma de executável (classe Main) quanto na forma de componente reutilizável"?

Foi procurando por uma resposta que encontrei o plugin FATJAR para o Eclipse. Ele é capaz de gerar estes dois tipos de arquivos JAR compactados. Porque existe um porém nesta história toda: as vezes, precisamos gerar um JAR-Componente que utiliza várias outras libs, e fica inviável colocar o executável principal numa pasta e em outra, as libs para que ele tenha acesso.

Para instalar o plugin é fácil:

1) descompacte ele dentro da pasta do Eclipse
2) inicie o Eclipse do DOS, através do comando: eclipse -clean
3) pronto!

Clicando com o botão direito do mouse sobre o projeto, tem a opção Build Fat Jar. Nela, você especifica o nome do arquivo que deseja criar, a classe Main (se for o caso), e assim a primeira etapa está cumprida.

Na segunda parte, você deve escolher as demais libs e diretórios que deseja empacotar junto ao JAR de destino. Após isto, clique em Finish. Seu JAR foi criado!!

Acredito ser uma forma simples e bastante eficaz para criação deste formato de arquivo que seguidamente precisamos utilizar.

Encontrei também referências a geração de JAR via export do Eclipse, mas sinceramente, não cheguei a testar. Talvez, mexendo aqui ou ali, obtenha-se o mesmo resultado. Se alguém tiver esta resposta, poste aqui no blog e deixe registrado! ;c)

o Netbeans cria uma pasta dist e deixa lá dentro o jar e as dependências dentro duma pasta lib. Esse foi um dos motivos que eu resolvi migrar pro Eclipse. O Netbeans é muito bom pra começar a aprender Java, mas quando precisa-se de coisas mais específicas, ele começa a deixar a desejar.

Óbvio que esta criação de jar pode ser feita a mão, no DOS, mas acredito que não deva compensar o trabalho despendido para tal.

O que tu poderia fazer, talvez, é estudar um pouco sobre ANT, e gerar um script que execute esta tarefa pra ti.

Abraços!

0 comentários: